Defesa pessoal para crianças: por que o Jiu-jitsu é importante

A Gracie Barra Tijuca com o objetivo de informar aqueles pais que tem se preocupado com o dia a dia dos seus filhos em particular nas questões relacionadas a sua integridade física trouxe para você um pouco do tema defesa pessoal para crianças.

Defesa pessoal pode ser ensinada para as criança? Muitos pais por saberem que seus filhos podem estar vivenciando situações que envolvam agressões físicas, não somente motivadas por bullying, tem se preocupado com essa questão.

As artes marciais, em especial o Jiu-jitsu, podem garantir que as crianças saibam se defender em momentos de risco, bem como melhor perceber que devem recuar antes mesmo que tais situações ocorram.

Neste tipo de situação saber defender-se é fundamental. É compreensível o receio de alguns pais quanto ao filho poder cometer um erro e reagir em um momento que não deveriam e assim acabarem por se prejudicar.

No entanto, a arte marcial busca além de desenvolver o aspecto físico, desenvolver também os aspectos emocionais e psicológicos. O Jiu-jitsu auxilia no desenvolvimento da capacidade de de avaliar risco e as possíveis saídas de uma situação perigosa.

E por que o Jiu-jitsu é importante quando falamos sobre defesa pessoal?

O Jiu-jitsu é uma arte marcial reconhecidamente brasileira e que utiliza-se do princípio de alavancas possibilitando assim que pessoas fisicamente menores possam imobilizar e dominar um adversário maior. Como o grande Mestre Hélio Gracie costumava dizer:

“O Jiu-jitsu que criei foi para dar chance aos mais fracos enfrentarem os mais pesados e fortes”

Grande Mestre Hélio Gracie

O Jiu-jitsu surgiu como ferramenta utilizada para defesa pessoal, geralmente não utiliza-se de socos ou chutes, e invariavelmente busca levar o adversário ao solo e ali dominá-lo.

Não há dúvidas quanto as possibilidades do Jiu-jitsu quando tratamos sobre defesa pessoal, tanto que é praticado regularmente por inúmeras forças de segurança e militares mundo afora.

Defesa pessoal infantil Jiu-jitsu

Quais os benefícios do Jiu-jitsu para crianças?

A competitividade é colocada de forma harmoniosa, e as crianças consegue aprender a lidar consigo mesmo e com os outros, além de refletir sobre seus impulsos antes de atacar tanto fisicamente quanto verbalmente alguém.

Aumenta a autoestima, diminui a insegurança e a timidez, bem como estimula o aprimoramento físico e mental da criança. Além disso, é uma excelente forma de focar a energia para algo positivo.

Para a defesa pessoal, a boa autoestima e autoconfiança são importantes elementos, pois são com eles que a criança irá agir. A boa autoestima não a deixará mercê de agressões e a autoconfiança a dará a capacidade de agir. A arte suave trabalha ambos aspectos, contribuindo assim com o desenvolvimento psicossocial da criança.

  • o desenvolvimento psicossocial é aquele que se refere ao psicológico e ao social. Ou seja, a forma como a criança sente e vê o mundo em que está inserido (escola, família).
  • a criança, com o Jiu-jitsu, aprenderá a perceber uma situação de perigo e a como responder a essa situação.
    Além disso:
  • melhora os reflexos, possibilitando respostas rápidas em situações de perigo.
  • auxilia no desenvolvimento emocional possibilitando a prática de valores como de superação, persistência, e respeito ao próximo.
  • aumenta a capacidade de agir e pensar sob pressão
  • auxilia no controle do peso da criança.
  • auxilia na diminuição do estresse e aumenta a sensação de bem estar

Agende uma aula gratuita

Como eu decido por uma escola de Jiu-jitsu para meu filho?

Primeiramente, procure saber se a academia possui turma infantil. É necessário que a criança entre numa turma para Jiu-jitsu para crianças para que consiga se socializar com colegas de sua idade, além de poder praticar adequadamente o que é ensinado.

Observe e converse com o professor responsável. Conheça a sua formação e experiência no ensino para crianças e verifique sua didática. Veja também se ele transmite também além das técnicas os valores próprios da arte marcial.

Verifique a metodologia empregada no ensino para as crianças e também as instalações da escola.

E, claro, leve seu filho para fazer uma aula experimental de Jiu-jitsu Infantil e assista. Observe como seu filho se sente na aula e se é de fato, um ambiente adequado para ele.

Nossa escola, a Gracie Barra Tijuca coloca-se a disposição para o agendamento de uma aula experimental gratuita para seu filho e também para esclarecer mais a respeito dos benefícios do Jiu-jitsu para crianças.

Conheça o programa GB Kids e agende uma aula experimental gratuita para seu filho!

Publicado em 29 de fevereiro de 2020 por


WhatsApp Fale conosco