Obesidade infantil: como o Jiu-jitsu pode ser uma importante ferramenta para combatê-la

Por vários motivos a obesidade infantil é um tema que preocupa muitos pais nos dias de hoje. Por esses motivos, nós na Gracie Barra Tijuca, fomos buscar algumas respostas sobre o tema e também sobre os benefícios da prática regular de exercícios físicos, em especial o Jiu-jitsu.

Encontramos um excelente artigo do Centro Universitário Augusto da MotaEfeito do exercício físico sobre a composição corporal em crianças e adolescentes – que você pode acessar diretamente clicando no título do artigo.

Você saberia dizer quais os riscos para a saúde causados pela obesidade infantil e quais os benefícios da prática regular de exercícios físicos, em especial o Jiu-jitsu para combatê-la?

Acredite, de acordo com os autores do artigo a obesidade é uma doença crônica, ou seja, controlável mas que provavelmente vai acompanhar o indivíduo por muito tempo.

Jiu-jitsu infantil

Uma das maneiras de identificar a obesidade, apesar de não relacionar-se diretamente com a gordura corporal, é o Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30 Kg/ m2, calculado dividindo-se o peso do indivíduo peso pela altura ao quadrado.

São muitos os impactos negativos da obesidade infantil para a saúde. Os autores destacam uma série de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabete de mielitus tipo 2, inclusive a depressão.

Considerando especificamente o público infantil, os números da obesidade tem aumentado muito e já pode ser considerada uma epidemia. Alguns fatores tem colaborado como o tempo gasto com jogos eletrônicos e mudanças nos padrões de alimentação consumida: mais alimentos industrializados e congelados.

Cresce de importância nos dias de hoje despertar nas crianças o interesse pela prática de exercícios físicos para que levem hábitos saudáveis para a vida adulta. São hábitos que despertarão a consciência para os problemas da obesidade, sedentarismo e a má alimentação.

Agende uma aula gratuita

Lembramos que a mudança de hábitos e atitudes é uma preocupação constante do programa infantil de treinamento de Jiu-jitsu desenvolvido pela Gracie Barra e oferecido pela Gracie Barra Tijuca, o GB Kids. As crianças são inseridas em um ambiente que permite o desenvolvimento de valores como foco, disciplina, persistência, cooperação e respeito.

Os autores do artigo trazem ainda uma outra informação importante para os pais: embora muitas vezes não ocorra a redução do peso das crianças com a prática de exercícios físicos regulares ocorre a redução de massa gorda e aumento da massa magra.

Importante dizer que o tratamento da obesidade infantil considerando apenas as mudanças nos hábitos alimentares, e não a prática regular de exercícios físicos, não contribui efetivamente para a preservação da massa magra.

Nós da Gracie Barra Tijuca esperamos ter contribuído com o seu aprendizado sobre a obesidade infantil e indicamos a leitura do artigo – Efeito do exercício físico sobre a composição corporal em crianças e adolescentes. Se este conteúdo foi útil para você compartilhe em suas redes sociais e juntos vamos combater o problema da obesidade infantil.

Publicado em 9 de julho de 2019 por


WhatsApp Fale conosco